ABRIGO E HORTA

O projecto Abrigo e Horta, cofinanciado pelo POISE, consistiu em apoiar os agricultores de subsistência, após os grandes incêndios de 2017, a retomar a sua atividade, promovendo o envelhecimento activo e, ao mesmo tempo, requalificando a paisagem rural.

Foi implementado na região do Pinhal Interior, nomeadamente em Arganil, Castanheira de Pêra e Oleiros, através da edificação dos Anexos Agrícolas e Hortas, recorrendo a materiais e formas de construção tradicionais que promovem a requalificação da paisagem, respeitando as tradições da comunidade, onde se inseriram os projectos.

O Abrigo a implementar corresponde aos parâmetros exigidos por cada município, e oferece a cada agricultor a reconstrução do sítio de apoio à horta ou à pecuária.

A Horta, implementada com o apoio da associação Semente Levamos Vida, não só proporciona parte do sustento, como permite participar na implementação de uma rede de fornecedores de bens alimentares, enquadrados no âmbito da Agricultura Familiar, de modo a poderem obter rendimento da sua actividade.

Foram construídos 31 Abrigos e Hortas.

OUTROS PROJECTOS